dicas de saúde dicas de saúde e bem estar

Salsep: Ar seco, poluição e até a chegada da primavera podem prejudicar a saúde respiratória

10/03/2018 07:41:00 PMShairane Mello



Saiba como defender o nariz de adultos e crianças desses fatores durante o ano todo

A entrada da primavera traz mais cor às paisagens das grandes cidades, mas também o aumento das alergias respiratórias, principalmente nas regiões Sul e Sudeste do país. “Isso acontece porque, nesse período do ano, o tempo fica mais seco e a polinização do ar aumenta”, explica a otorrinolaringologista Maura Neves, do Hospital Universitário da USP. Como o pólen é alérgeno para algumas pessoas, sintomas como coriza, coceira no nariz e espirros podem aumentar nesse período do ano.

Além disso, o ar mais seco, típico da primavera, prejudica os batimentos ciliares, que são o mecanismo de defesa do nariz. “A mucosa nasal é dotada de milhões de cílios, que compõem uma espécie de tapete protetor, capaz de eliminar as impurezas que respiramos”, explica. No entanto, o ressecamento do muco nasal – devido a condições climáticas, poluição e até exposição ao ar-condicionado – dificulta os movimentos dos cílios e a remoção de alérgenos e microrganismos causadores de alergias, gripes e resfriados.

>> Como respirar bem o ano todo

Para proteger o nariz desses vilões em todas as estações do ano, recomenda-se a limpeza nasal diária com soluções salinas a 0,9% pela manhã e à noite. “A limpeza deve tornar-se hábito, assim como escovar os dentes. É um cuidado necessário para a vida moderna, principalmente para quem vive nas grandes cidades, onde a poluição é maior”, diz Dra. Maura. De acordo com a especialista, a lavagem nasal é capaz não só de acelerar a recuperação nos períodos de crise, mas também reduzir em até 40% a incidência de gripes e resfriados.

Para completar os cuidados preventivos, também vale usar soluções em gel para hidratar o nariz quando houver sensação de ressecamento, muito comum em períodos de estiagem ou quando passamos muito tempo em ambientes climatizados. “A hidratação fecha o ciclo de cuidados, pois garante o bom funcionamento da mucosa e dos cílios nasais”, afirma Dra. Maura. Outra dica para driblar a secura e melhorar a umidade relativa do ambiente é o uso de umidificadores elétricos, principalmente na hora de dormir.

>> Cuidados com os pequenos


Estudos mostram que crianças entre 1 e 3 anos de idade podem apresentar de 5 a 11 infecções virais respiratórias ao ano. Por isso, não dá para deixar de lado os cuidados diários com o nariz dos pequenos. Para fazer a limpeza nasal, o importante é atentar-se aos jatos indicados para cada idade. “Para os bebês, indica-se os sprays mais delicados e que possam ser aplicados em qualquer posição. A partir de 1 ano, já é possível fazer a lavagem nasal com soluções salinas em jato, com anatomia apropriada para o nariz infantil”, orienta a otorrinolaringologista.

“Caso haja aumento de secreção, as lavagens nasais podem ser intensificadas. Também é importante que a criança tome bastante água ao longo do dia. Nebulizações e inalações podem ajudar em momentos de crise” recomenda a pediatra Ana Escobar, do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da USP. A especialista ainda ressalta que é importante saber reconhecer o momento de procurar o médico. “Presença de febre com indisposição e dificuldade para respirar são sinais de alerta nas crianças em todas as idades”, finaliza a pediatra.

>> Confira as dicas da Dra. Ana Escobar para o cuidado com as crianças:

· Boa alimentação e bom sono, além da prática de atividades físicas, fortalecem o sistema imunológico contra doenças respiratórias e outros males.

· Evite ambientes fechados e com grandes aglomerações. Sempre que possível, mantenha os ambientes domésticos ventilados.

· A formação de crostas nas narinas é sinal de ressecamento. A limpeza e hidratação devem ser feitas sempre que o desconforto surgir.

· Para garantir a qualidade do sono e o conforto dos bebês durante as mamadas, faça a limpeza nasal da criança nesses horários.

· Higienize o nariz de bebês e crianças diariamente, até duas vezes ao dia, principalmente nas épocas mais secas do ano.

Conheça a Família Respira:


>> Salsep Jet®




Composto por 9 mg/ml de cloreto de sódio, o Salsep Jet® é indicado
para limpeza nasal diária de adultos e crianças a partir de 8 anos.
Atua na prevenção de gripes, resfriados, rinites e doenças
respiratórias. O produto é livre de conservantes e possui jato
confortável. A embalagem é anatômica e vem com espaço para
identificação do nome do usuário. O produto não causa ardência,
queimação ou irritação. Disponível em embalagens de 100 mL e 200 ml.



>> Salsep Jet Kids®





Composto por 9 mg/ml de cloreto de sódio, o Salsep Jet Kids® é indicado para limpeza nasal diária crianças de 1 a 8 anos. Atua na prevenção de gripes, resfriados, rinites e doenças respiratórias. O produto é livre de conservantes e possui jato suave, ideal para o nariz delicado das crianças. Com bico de aplicação fixo, sua embalagem é anatômica e vem com espaço para identificação do nome do usuário. O produto não causa ardência, queimação ou irritação. Disponível em embalagens de 100 ml e 200 ml.



>> Salsep®
Salsep


Composto por 9 mg/ml de cloreto de sódio, o Salsep® é indicado para limpeza nasal diária, em adultos e crianças a partir de 5 anos. Atua na prevenção de gripes, resfriados, rinites e doenças respiratórias. O produto é livre de conservantes: não causa ardência, queimação ou irritação.

>> Salsep 360® 
 Salsep

Composto por 9 mg/ml de cloreto de sódio, o Salsep 360® é indicado para limpeza nasal diária de bebês de 0 a 4 anos. Atua na prevenção de gripes, resfriados, rinites e doenças respiratórias. Sua válvula 360º permite aplicação em qualquer posição, proporcionando mais praticidade para as mamães. O produto é livre de conservantes: não causa ardência, queimação ou irritação.


>> Maxidrate®
salsep


Composto por 6 mg/g de cloreto de sódio, Maxidrate® é indicado para prevenção e tratamento do ressecamento da mucosa nasal. O produto é à base de Ringer Lactato (solução isotônica de íons, mais fisiológica à mucosa nasal do que o soro) e não contém álcool, o que proporciona maior tolerabilidade e conforto para o uso diário, sem causar ardência. Único com fórmula em gel no Brasil, oferece uma textura com melhor aderência à mucosa nasal, ao criar uma película que protege e impede o ressecamento por um longo período, acelerando o processo de hidratação do nariz. Pode ser usado por crianças e adultos.


Sobre a Libbs Farmacêutica
A Libbs é uma indústria farmacêutica brasileira 100% nacional, que está no mercado há 60 anos e conta com cerca de 2.400 colaboradores. Atualmente, ocupa o 8º lugar no ranking de laboratórios do varejo farmacêutico nacional. A companhia investe 10% de seu faturamento entre P&D e inovação e comercializa cerca de 90 marcas em mais de 200 apresentações de medicamentos, distribuídos nas seguintes especialidades: cardiovascular, ginecologia, oncologia, dermatologia, respiratória, transplantes e sistema nervoso central.
Foi a primeira indústria farmacêutica a implantar o Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (rastreabilidade). Recentemente, inaugurou sua unidade de Biotecnologia, responsável pela produção de medicamentos biológicos indicados para tratar câncer e doenças autoimunes, com tecnologia single-use (produção que utiliza biorreatores com bolsas descartáveis). Por entender que tratar da vida vai além de fabricar medicamentos, a empresa também realiza um trabalho de responsabilidade social corporativa com o apoio a projetos educacionais, culturais e esportivos com foco em saúde, educação e qualidade de vida, sempre vinculados à superação de limitações. O seu propósito é contribuir para que as pessoas alcancem uma vida plena e sua aspiração é ser a farmacêutica brasileira mais admirada do mundo.

*Informações enviada pela assessoria de imprensa da marca!

Leia também

0 comentários

Fico muito feliz com a sua visita e o seu comentário!!!
Volte sempre que desejar!!!
Beijocas