Chupeta: Dicas para ajudar seu filho a largar a chupeta (bico)

Confira algumas dicas largar a chupeta (bico) sem stress

Olá mamães e papais de plantão, tudo bem???
Hoje quero falar sobre a fase em que a criança precisa deixar da chupeta.
Para algumas crianças essa tarefa é bem tranquila, mas para outras crianças é bem difícil largar a chupeta.
Apesar da chupeta acalmar a criança, o uso prolongado pode provocar alterações como respiração bucal, problemas nos ossos e músculos da boca e na posição da língua e dos dentes. 
Mas muitos pais assim como eu mesma que sou marinheira de primeira viagem se perguntam quando devemos começar a tirar a chupeta?? 
E como devemos fazer para que as crianças deixem de usar a chupeta??
Vejam só o que achei sobre esse assunto:

chupeta


Quando tirar a chupeta??

Alguns especialistas defendem o uso da chupeta apenas até os seis primeiros meses de vida.
Outros, aceitam o uso até os 2 anos.
Depois disso, no entanto, a utilização é desencorajada.
Quanto mais nova for a criança for, mais fácil é acabar com o mau hábito.

O que observar????

Para facilitar o processo, esteja atento ao que acalma seu filho: pode ser uma música, um colo, certa forma de conversar...
Quanto mais conhecê-lo, maiores serão as chances de sucesso.


Como tirar ????


Para os bebês, a dica é substituir a chupeta gradualmente por outra peça ou atividade que supra o conforto e a segurança que ela oferece ao seu filho. 
Por exemplo: em vez de dar o objeto para acalmá-lo, tente conversar, cantar uma música, contar uma história, dar colo ou oferecer um paninho. 
Se ele tem o hábito de dormir com ela na boca, tire assim que pegar no sono, para evitar a sucção durante a noite inteira. 
E nada de pendurá-la na roupa da criança durante o dia, pois isso só incentiva o uso desnecessário. 
Ter mais de uma, de vários tipos e cores, uma para cada ocasião, também é desaconselhado pelos especialistas. 
E atenção: adiar a compra de uma chupeta nova pode desencorajar o uso, pois o bico desgastado é menos atrativo – só não dê caso o bico esteja “esfarelando”, pois é perigoso.
Se a criança já tiver mais de 2 anos e for capaz de compreender, converse e explique o que pode acontecer em decorrência do uso da chupeta (respirar mal, ter dentes tortos, apresentar dificuldade na mastigação etc.), ela costuma entender que não faz bem.

Além disso, combine de diminuir o uso gradativamente, um pouco menos a cada dia. Estabeleça que em lugares públicos, por exemplo, ou na casa dos parentes não deve ser usada. 
Depois, combine de usar só à noite, tirando a chupeta durante o dia, ou vice-versa. 
Tudo isso contribui para ela ir se acostumando com a ideia de que deve se separar do objeto.

Assim como a mamadeira, a chupeta pode ser “doada” a um bebê que “precise” ou entregue ao Papai Noel, para ganhar um presente. 

“Mas é preciso cautela para não fazer um leilão. Trocar a chupeta por uma viagem para a Disney, por exemplo, não é o ideal. O presente deve ter a mesma função que a chupeta, ou seja, deve trazer conforto, segurança e calma. Pode ser um urso de pelúcia ou um travesseiro fofo”, sugere Rita Calegari, psicóloga da Rede de Hospitais São Camilo (SP).

E cuidado para não tentar tirar a chupeta em um momento de instabilidade emocional da criança, como a chegada de um irmão ou a entrada na escola, pois será ainda mais difícil. Escolha uma fase da vida em que ela esteja tranquila e relaxada.

Quando pedir ajuda????


Em geral, as crianças usam a chupeta como um consolo, um apoio emocional, até por volta dos 3 anos. 

As que estendem o uso até 5, 6, 7 anos, devem ter o contexto levado em conta: pode ser que essa criança seja mais sensível e tenha uma demanda afetiva maior que as demais. 

“Embora existam momentos mais propícios, cada criança é uma criança. Se ela for mais carente, acaba buscando na chupeta um alívio para os seus temores internos”, explica o psicólogo Armando Ribeiro, coordenador do programa de avaliação de estresse do Hospital Beneficência Portuguesa (SP). 
Se ela resiste muito a abandonar o acessório, pode ser preciso investigar as causas, com a ajuda de um profissional, para entender os motivos. 
“Às vezes, trata-se de um problema familiar velado, que não está claro para todo mundo”.

Eu sei que nem sempre é fácil, cada criança reage de um jeito. Mas eu "Shairane" acho que nosso dever como pais ou responsável é pesquisar sobre o assunto e descobrir nessas pesquisa a melhor maneira para ajudar a criança a largar a chupeta sem traumatizar, tenho tentado com o Rafa aos poucos, conversei na escola dele e junto com as professoras estamos tendo grandes progressos.
Converse com a escola ou a babá do seu filho para lhe ajudar com essa missão.
Beijinhos e boa sorte para nós!!!!

21 comentários:

  1. Filho meu não vai ter chupetas nunca porque eu sofri para largar a minha eu parei de usar a minha chupeta agredir com 12 anos nossa e foi difícil mais conheço uma amiga minha que estar com 26 anos e ainda dormi já foi em especialista mais ela não larga por nada ...kkkk

    ResponderExcluir
  2. Estou nesse dilema, meu filho tem 5 anos e não pensa em largar a chupeta, por ele ser ansioso a chupeta acalma um pouco, até prefiro. Mas já passou da idade e tento tirar mas tenho muita dó, ele fica só para dormir, mas acho que tenho que tirar já.
    Gostei das dicas e vou coloca-las em prática, torço para ter sucesso rsrsr
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Legal seu blog, porém não tenho filho, sou mt nova e só penso em ter daqui há uns 8 anos. Mas quando eu era criança demorei a largar a chupeta e foi uma fase mttt sofrida, lembro até hj como foi difícil me acostumar a ficar sem a danada kkkk ;* bjs

    ResponderExcluir
  4. Também quando criança tive dificuldade em largar a chupeta, mas com as meninas não tive nenhum tipo de problemas fui tirando gradualmente por volta de um ano de idade e desde bebê tirava quando elas pegavam no sono... suas dicas são ótimas e funcionam mesmo!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu comecei a tirar a do meu filho quando ele estava para completar 3 anos, e foi quando entrou na escolinha, depois que passou a adaptação dele na escola, percebi que está tudo tranquilo, comecei a tirar durante o dia,e como a tarde estava na escola nem sentia falta, e só pegava para dormir, e logo que caia no sono largava, e como junto com a chupeta ele usava um paninho primeiro tirei a chupeta e depois o pano para não ser tão dificil

    Beijos Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Acredito que toda mudança na vida dos pequenos deva ocorrer gradualmente... e com certeza a chupeta se inclui nessas!
    Não tenho experiência com chupetas, as chupei o dedo por um boooom tempo, e sei que minha mãe teve que ter muita calma nessa hora, pois o dedo não poderia ser escondido, né?
    Ótimo post com dicas importantes...
    Beijos,
    Camila
    www.baudemenino.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu não dei o bico para minha pequeno e não pretendo dar para o próximo que pretendo ter. Acho que não fez falta e me livra desse momento de retirar a chupeta!

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá Shai, tudo bom?
    Essa é a primeira vez que apareço aqui no seu blog e está tudo muito lindo e super bem feito, parabéns!
    Eu não tenho filho e nem pretendo ter então não tenho muito oq comentar sobre chupeta rsss
    Só sei que deve ser tenso das crianças largarem a chupeta facilmente, já que eu só larguei aos 10 anos de idade, pensa no drama rssss
    Minhas sobrinhas, elas nao usaram mto chupeta. A de 13 e a de 17 usaram até os 2 anos. Tenho uma sobrinha de 2 e ela ainda usa mas somente para dormir. Capaz de largar daqui um tempinho tbm né. Enfim... se ela nao largar rápido, já favoritei esse seu post super explicativo e irei passar pra minha cunhada dar uma olhada ;)
    Bjo lindona

    ResponderExcluir
  9. Olá, ainda não mãe - por enquanto não...
    Acredito que esse assunto é muito polêmico - eu mesma tenho nojo de crianças grandes chupetudas.
    Mas só vivendo esse momento de mãe para poder dar um comentário legal aqui, né.

    bjs
    WWW.PAINELPARACONGRESSO.COM

    ResponderExcluir
  10. Olá querida, tudo bem? bom comigo não teve nenhum problema, meus filhos só chuparam chupeta até os 3 meses de vida, foi façil tirar deles até porque acho que eles não gostavam de chupar, pelo geito que eles nem ficavam com a chupeta.Gostei do post beijos

    ResponderExcluir
  11. Ainda não tenho filhos mas qnd tiver não quero acostumar na chupeta, pq e muito dificil tirar, eu chuepei ate os 8 anos kkkkkk e só larguei a força, gostei das dicas. bjo

    ResponderExcluir
  12. Achei muito bacana suas dicas , se tivesse lido um post assim há 10 anos atrás talvez não tivesse sofrido tanto quando tirei a chupeta do meu primeiro filho rsrsrs , depois do que passei decidi não dar chupetas para minhas outras duas filhas , adorei as dicas!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Aqui meu problema é o dedo
    vem amenizando, mais ela ainda não deixou
    ótimas dicas, a substituição por algo
    me parece mais fácil,
    Lindo Dia
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  14. Sou usei Chupeta até 8 meses, e minha irma que hoje tem 10 anos até 1 ano só. Sabia que a criança usava com consolo mas nunca me dei conta quanto a mim e minha irma, Interessante. E ótimas dicas. Adorei todas quando for mãe vou seguir alguns de seus conselhos aqui.
    Blog Com Mãos de seda
    Fan Page do Blog
    Grupo do Blog

    ResponderExcluir
  15. quando eu era pequena minha mae disse que eu não pegava chupeta de jeito nenhum em vez disso eu preferi o dedo pra colocar na boca, demorei pra largar kkkkkkk' .. mais consegui e ainda sozinha hahaha, eu acho assim minha opinião que n deve encorajar o uso da chupeta ou dedo no meu caso, mais sei lá acho que quando a criança tiver preparada sem mt pressão acho que larga, que foi o meu caso coloquei na cabeça que n queria mais e aos poucos fui deixando de lado, mas tem crianças que não assim né ... mais gostei muito do seu post, vai servir pra quando eu ter o meu *--* bjs linda

    ResponderExcluir
  16. Dicas ótimas!
    Minha mãe me contou que foi um sacrifício tirar a chupeta de mim... ele ficou tão impressionada que para meus irmãos nem ofereceu kkk
    Aqui Joseph não aceitou e ela comemorou muito
    bjs

    ResponderExcluir
  17. Aqui em casa foi super tranquila. Com quatro meses a Lara teve infecção de ouvido e acho que pelo incomodo não quis. Ai não oferecemos mais e ela esqueceu. Mas sei que isso é complicado demais!

    ResponderExcluir
  18. Boas dicas, meu filho tem quase quatro e ainda não largou...vou seguir e tentar! bjo

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Por aqui não tive problemas com a chupeta, pq Heitor não pegou, eu ate tentei mas tentei quando ele tinha 3 meses, acho que demorei para oferecer para ele, rsrs

    Beijos
    Gleysa
    www.mamaesemrede.com

    ResponderExcluir
  21. Olá.

    Chupeta é realmente complicado.
    Como você disse, o aconselhável é tirar aos poucos... um pouco por dia e depois de algumas semanas a chupeta já não existe mais.


    Bjs, Pri
    Mãe Sem Frescura
    www.maesemfrescura.net

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com a sua visita e o seu comentário!!!
Volte sempre que desejar!!!
Beijocas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...