Alimentos saudáveis: Dicas para seu filho ter uma alimentação saudável

Dicas para deixar os alimentos saudáveis mais atraentes para as crianças 

Olá mamães e papais de plantão!!!
Hoje a dica de saúde e bem estar é para que as crianças possa consumir mais alimentos saudáveis.
Então, vamos aprender a preparar alimentos saudáveis para os pequenos??
Consegui fazer com que seu filho coma alimentos saudáveis não é uma tarefa fácil para muitos pais.
A partir de 1 ano de idade, a recomendação é que ela passe a comer de tudo. Mas, até mais ou menos os 5 anos, a maioria não gosta de provar novos sabores. 
“Antes de ter certeza de que a criança não aprecia mesmo um alimento, é necessário oferecê-lo de oito a dez vezes”, avisa Patricia de Carvalho Padilha, professora do curso de nutrição da UFRJ. Portanto, na hora de cozinhar, precisamos de bastante criatividade! Quer saber como?
A seguir, confira as melhores maneiras de preparar alimentos saudáveis como veetais e carnes para seu filho.
alimentos saudáveis


Vegetais mais atraentes

Nove entre dez crianças dirão que não gostam de alimentos saudáveis como verduras e legumes. 
Acontece que, em uma dieta balanceada, eles precisam comparecer diariamente, pois são importantes fontes de vitaminas, sais minerais, antioxidantes e fibras.
Crus, eles oferecem uma boa dose de nutrientes intactos, e você não deve desprezar isso. “Variar nos cortes e na apresentação ajuda. Muitas crianças podem rejeitar cenoura cortada em rodelas, mas gostam de comê-la em palitinhos”, exemplifica a nutricionista Paula Fernandes Castilho, diretora da Sabor Integral Consultoria em Nutrição, de São Paulo.
Outra ideia interessante consiste em espetar pedacinhos variados, como de pepino, tomate e cenoura, em um palito de madeira grande sem ponta, e deixar a criança se divertir. Antes de servir, porém, é importante higienizar os vegetais em água corrente e com produtos próprios para esse fim, como o hipoclorito de sódio.

As versões de preparo dos alimentos saudáveis como as hortaliças que levam ao fogo ao fogo são muitas e você também pode se aproveitar de todas elas para conseguir resultados apetitosos.

Cozinhar no vapor é a modalidade que mais preserva os nutrientes, portanto, deve ser usual.
Uma dica saborosa é preparar dessa maneira mandioquinha (batata-baroa), cenoura, vagem, abobrinha, chuchu, repolho, brócolis e couve-flor e servi-los com um fio de azeite. Existem panelas próprias para cozinhar no vapor, mas dá para improvisar a técnica com um escorredor de macarrão ou uma peneira de alumínio sobre uma panela com água fervente.

“Se preferir cozinhar vegetais em água, deixe o mínimo de tempo possível, para que os nutrientes não se percam”, sugere Patrícia. À noite, uma boa pedida pode ser uma sopa de vegetais com músculo ou outra carne cozida na mesma água, que deve ser aproveitada no preparo. Utilizar o líquido do cozimento de hortaliças para preparar outros pratos, como o arroz e o macarrão, também é ótima alternativa, pois enriquece de nutrientes a comida.

E por falar nesses dois alimentos queridos da garotada, eles podem ser um excelente veículo para a ingestão de verduras e legumes. Substitua o molho vermelho da macarronada por um refogado de tomate e outros vegetais picados. Use pouco óleo para refogar. A mistura também pode ser adicionada ao arroz ou servir de recheio para panquecas e tortas. “Pratos mais coloridos são atraentes e saudáveis. A criança também come com os olhos”, diz a professora da UFRJ. Outra ideia simples e original é acrescentar pedaços de vegetais à farofa. Gradualmente, vá introduzindo refogados de um único vegetal, por exemplo, de abobrinha ou de chuchu, num cantinho do prato. Utilize temperos naturais, como alho, cebola e cheiro-verde.
Carnes saborosas

Fontes de proteína, ferro e outros minerais, além de vitaminas e aminoácidos, as carnes devem fazer parte do prato do seu filho, tanto no almoço quanto no jantar.

Segundo a especialista Patricia Padilha, todas as carnes devem ser consumidas pelas crianças após cozidas, assadas ou grelhadas, sempre bem passadas, e nunca cruas. “Existe o risco de contrair doenças, e o melhor é que elas sejam mesmo preparadas no fogo de maneiras variadas, para não enjoar”, justifica.
Procure conhecer a procedência dos alimentos antes de comprá-los.

Os assados, sejam de carne branca ou vermelha, podem ser acompanhados de alimentos saudáveis como os vegetais, que devem ser acomodados ainda crus na assadeira. Tape o vasilhame com papel alumínio para não ressecar a iguaria. Outra forma de preparar a carne vermelha é usar a panela de pressão, que deixa o alimento bem macio.

Pique a peça em cubinhos e tempere. “Para a carne ganhar um sabor especial, forre a panela com pedaços de alimentos saudáveis do tipo: cenoura, salsinha e cebolas. Mas, ao final, despreze esses ingredientes.
""Eles absorvem toda a gordura da carne” Aliás, prefira sempre os cortes magros, que são mais saudáveis.

Para grelhar filés de peixe, frango ou boi, use uma pequena quantia de azeite de oliva.

Esse modo de preparo é sempre a melhor alternativa à fritura em imersão, que pode ser uma delícia, mas não é recomendada e deve ser feita apenas eventualmente.
Qualquer que seja a forma de preparo escolhida – cozida, assada, grelhada ou refogada -, abuse de temperos naturais e não use condimentos industrializados, como caldos em tablete ou preparados em pó, que contêm excesso de sódio e glutamato monossódico. Prefira temperar com alho, cebola, orégano, salsinha, cebolinha e coentro. 
E o que mais sua criatividade permitir e seu filho aprovar!
Então pessoal o que acharam das dicas para preparar alimentos saudáveis para seus filhos?



Beijinhos e uma ótima semana a todos!!!!

Fonte:AQUI

38 comentários:

  1. Olá!
    Ótimo Post...
    Meu filho tem 3 anos, e não tenho problemas com a alimentação!
    Come e aceita tudo!!!!!! E adora experimentar coisas novas!!!!!!
    É uma delícia cozinhar para ele!!!!
    Mas sempre ofereci legumes/frutas/verduras, acredito que isso ajudou muito, e aqui em casa todos comem a mesma coisa!
    Linda semana!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir
  2. Oferecer uma alimentação saudável para as crianças é super importante.
    Grande beijo!

    http://www.amaedadri.com/

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas e sempre sigo esse ritmo, mas com criança nem tudo é fácil, por mais saudável e delicioso que seja o alimento...
    Mas a gente nunca pode desistir.
    Bjs
    Ju

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu post, pq é muito importante, tenho 2 meninas pequenas e nem assim elas gostam de coisas saudaveis, quase impossivel, nem um nutricionista resolve, elas são teimosas. rsrsrsrsrs. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Ótimas dicas, e alimentos saudáveis é bom para toda a família né.
    Bjus
    Jaque
    www.quebreiaregra.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá tudo bem?

    Adorei as dicas , tenho 3 crianças e só eu sei o que passo aqui para faze-los comer verduras , tenho praticamente que obriga-los rsrsrs vou colocar as dicas em prática .

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Sempre procuro melhorar a alimentação principalmente para o meu filho
    Ele esta na fase de crescimento e acho muito importante se alimentar adequadamente
    Dicas legais
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Super importante msm, muito boa as dicas.
    Alimentação saudável deve começar na infância msm, bjo

    www.somandoconhecimento.com

    ResponderExcluir
  9. Essa dica de cozinhar os vegetais a vapor e colocar um fio de azeite funciona mesmo - o sabor fica totalmente diferente, bem mais apetitoso.

    beijão
    WWW.PAINELPARACONGRESSO.COM

    ResponderExcluir
  10. Adorei as dicas de alimentação saudáveis.
    Porque é desde pequenos que ensinamos nossos filhos a alimentar-se bem.
    Fazer escolhas certas na infância cria um adulto sadio.
    Bjinhos.
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  11. sempre comi verduras, desde pequena mas n era mt afim não depois de grande comecei a comer mais =D
    acho que todas as crianças deviam ter alimentação assim , vou fazer o mesmo com meu filho e filha quando tiver hahaha .. post mt bom linda, bjs ^^

    ResponderExcluir
  12. Ensinar a criança a se alimentar corretamente desde cedo é muito importante ♥

    ResponderExcluir
  13. Boas dicas para as mamães que sofrem com a alimentação dos pequenos, hoje eles estão muito mais rebeldes e já vi muitos fazendo pirraças na hora de comer, nem tudo gostam e nem tudo querem, então muitas mães recorrem aos fast foods, introduzir a alimentação saudável hoje em dia é muito importante porém bem difícil!!

    Bjos Alê Leca/Alê e suas Singularidades.

    ResponderExcluir
  14. Ótimas dicas! Fazer as crianças provar várias vezes antes de saber se realmente não gostam de determinado alimento é mesmo importante, as vezes o mesmo alimento que eles dizem não gostar preparado ma mesma forma mas apresentado de formas diferentes e divertidas são mais atraentes para os pequenos...
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. é bem difícil fazer a criança comer de tudo, uma luta diária! boas dicas bjo

    ResponderExcluir
  16. Eu nunca comi nenhum tipo de carne, então eu tinha que comer vegetais quando criança... Mas minha mãe era mais bruta, ou eu comia ou eu ficava com fome! Não tinha essa de "não gosto"! Em compensação hoje não como um monte de coisas... rs
    Beijos

    Little Bit of Glamour

    ResponderExcluir
  17. Aqui em casa a mais velha é ruim de boca, sempre quer escolher a comida.. Mais sempre dou um jeitinho de enroloar e colocar legumes na comida dela.. òtimo post..
    Beijos

    www.umacoamae.com.br

    ResponderExcluir
  18. Criança é ficionada em cores, colorida, são mais induzidas pela visão do que pelo paladar e isso deve ser aproveitado quando o assunto é vegetais.

    Blog Com Mãos de seda // Fan Page do Blog // Grupo do Blog

    ResponderExcluir
  19. Que dicas maravilhosas
    a minha Gabi gosta muito
    a Isa não é fã de quase nada
    faço o uso de um fio de azeite
    amei suas dicas uma sopinha a noite é bom demais

    Linda Noite!!
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas

    ResponderExcluir
  20. A pediatra do meu filho sempre falava que o prato tinha que ser colorido.
    Faço assim até hoje. Ainda bem que ele gosta muito de legumes e verduras.
    Bjão

    www.blogdajeu.com.br

    ResponderExcluir
  21. Ótimas dicas!! Aqui sempre tive muita sorte com a Bia, ela nunca me deu trabalho para se alimentar,mas eu sempre incentivei e dei exemplos!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Gostei das dicas, crianças precisam alimentar-se de alimentos saudáveis para elas ter um bom crescimento, Shairane beijos.

    ResponderExcluir
  23. Oiee...otimo post...
    Minha mae deveria ter feitoo isso com migo haha'.....
    Tenhoo uma alimentacaoo tao ruin, vc nem imagina...
    Susseco ao blog :-)) :-))
    #megaBeijoss
    Drykafreire.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. olá
    eu não tenho filhos e não tenho como fazer isso.
    Tenho uma péssima alimentação mas minha mãe não teve culpa. eu que sou chata mesmo, desde criança.
    bjs

    ResponderExcluir
  25. Adorei o post, realmente ter uma alimentação saudável as vezes é uma briga, mais não impossível, eu acho que isso é tudo questão de costume, aqui em casa desde que meu filho começou a se alimentar ofereço de tudo para ele (vegetais, legumes), e hoje com 5 anos ele come de tudo, ama comer cenoura, brocolis, alface, tomate, ai usa a tática se faço de um jeito e ele não gosta, ofereço de uma outra maneira até que consiga achar um modo que ele goste.
    E quando quero que ele coma alguns legumes que de nenhuma maneira ele come, faço sopa que ele come de tudo, inhame, cará, chuchu, abobrinha, cenoura, abobora, mandioquinha, e assim vai indo, e digo uma coisa a alimentação dele é melhor que a minha rs

    Bjs Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Amei as dicas e eu tenho muita sorte minha filha adora legumes e verduras!
    Mas tem mãe q sofre...e o jeito é usar a criatividade né! Beijinhos :*
    Www.estiloaqualquercusto.com

    ResponderExcluir
  27. Amei as dicas, eu ainda não tenho filhos, mas ja fico toda preocupada só de pensar que ele poderá ter esse tipo de problema no futuro hehe beeeijo

    ResponderExcluir
  28. Post execelente!!! Mas como ainda nao tenho filhos, sempre acabo caindo na tentação para coisinhas gordinhas... hehehehe
    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Ótimas dicas! Aqui estou sempre cuidando para não relaxar na nossa alimentação... Bjs

    ResponderExcluir
  30. Adorei o post. Sem dúvidas dicas fundamentais e muito importantes para as mamães e seus filhos =)

    ResponderExcluir
  31. Oie, Shairane!
    Não tenho filhos, mas são dicas bem válidas. Até mesmo pra mim, que Tô merecendo levar uns esporros porque não gosto de salada/vegetais.
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  32. Alimentos saudáveis são tão bons, se as crianças soubessem, aprenderiam a comer mais cedo com certeza. Desde pequena meus pais me ensinaram a comer brócolis, alface, rúcula, não sou vegetariana, mas adoro um prato verde haha Beijos, Érika

    www.queroseralice.com.br

    ResponderExcluir
  33. Muito rico o conteúdo do seu post, acredito que não é válido só para as crianças.... Eu realmente vou enviar o link para a minha mãe, quem sabe não acata as suas informações e torna a alimentação d meu irmãozinho mais rica em vitaminas, proteínas e entre outros né?!
    Beeeeijos
    http://carolinagaspars.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Eu sempre fiz purê de batata (baroa ou não), inhame, jerimum... Junto com o feijão e a Ingrid comia sem problemas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  35. Ah... eu amo esses alimentos, mas aqui é um jogo de cintura par ao pequeno comer.
    bjs

    ResponderExcluir
  36. Post maravilhoso! Acho lindo o prato todo colorido, com várias legumes, verduras e muito rico em nutrientes!
    Vou mostrar a matéria para minhas primas grávidas (Sim, as duas ficaram grávidas ao mesmo tempo) ahahhaa
    Bjs!

    ResponderExcluir
  37. sou super chata e xigente com a limentaçao da minha filha, embora os legumes ela tenha certa rejeiçao se ver, mas bem misturados come tudo.

    ResponderExcluir
  38. Ah amiga, nada como uma comidinha feita com carinho e capricho. Agradeço a Deus por JM se alimentar super bem. Bjão.

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com a sua visita e o seu comentário!!!
Volte sempre que desejar!!!
Beijocas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...