Dicas para lavar e secar suas roupas de inverno

Como diz a música famosa, moramos num país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza! E isso é maravilhoso de verdade! Além dos aspectos mais óbvios da beleza e do calor do nosso povo, isso significa que na maior parte do nosso território também não temos um inverno rigoroso como em outros países, pois apesar da neve ser bonita, ela na verdade atrapalha bastante o dia a dia das pessoas.
E quem disse que não temos dias e noites mais fresquinhos, quando podemos usar e abusar dos looks de inverno? Temos também! Descolamos botas e jaquetas de couro, blusas de tricô ou veludo e às vezes até um colete de camurça ou pelo sintético. E achamos o máximo!
Mas como essas roupas não estão na nossa rotina diária, nem sempre sabemos a melhor maneira de lavar e cuidar delas, não é mesmo? Então, se você também não tem certeza como lavar roupa de inverno, aqui estão umas dicas fáceis e rápidas:
- Antes de tudo, o mais importante é ler as instruções de lavagem na etiqueta da roupa. Algumas dessas peças não podem ser lavadas normalmente e requerem cuidados especiais de uma lavanderia especializada. Se este for o caso, não arrisque perder sua peça de roupa linda e maravilhosa por tão pouco!
- Se a sua roupa não tem etiqueta ou se você ainda ficou na dúvida, preste atenção no tipo de tecido para saber como lavar suas roupas da maneira mais adequada.

Imagem por odibodi
Tricôs, cardigãs, cachecóis e outras malhas de lã
Mesmo que essas roupas sujem bem menos, ainda é importante lavá-las. Principalmente lenços e cachecóis, pois eles estão sempre em contato com resíduos de transpiração, maquiagem ou perfume.
Se a lã é natural ou acrílica, não importa, todas elas requerem alguns cuidados especiais para não criarem bolinhas nem perderem o formato.
- O ideal mesmo é lavar à mão, mas se a sua máquina de lavar possuir um ciclo para roupas delicadas, este também pode ser usado.
- Use sempre água fria e sabão neutro, pois eles não agridem as fibras do tecido. Se não for possível dissolva bem o sabão em pó antes de colocar a malha na água.
- Não esfregue roupas de lã. Se for preciso tirar alguma mancha, antes de lavar, pressione o local manchado com um pano úmido ou papel absorvente.
- Roupas de lã não devem ser torcidas. Se lavar na máquina, evite centrifugar. Retire as peças da máquina com cuidado, sem puxar, e esprema entre os dedos. Se a peça for pesada e reter muita água, use uma toalha branca e limpa para ajudar a espremer e retirar o excesso de água.
- Na hora de secar, nada de pendurar! Coloque a roupa para secar estendida sobre uma toalha branca e limpa, apoiada numa mesa ou balcão. Como a peça pode demorar um pouco mais para secar, o ideal é que o local seja fresco e arejado.
Jaquetas, botas e bolsas de couro ou camurça
Quem nunca quis ter ao menos uma jaqueta de couro ou uma bota legal? Toda mulher já sonhou com uma e estas peças cobiçadas são cada vez mais comuns no guarda-roupa de todas nós. Mas elas também precisam de cuidados especiais, mesmo que sejam de couro sintético.
- Se a peça for de camurça, tenha uma escova especial para limpar camurça. Ela costuma ter dois lados, sendo um deles de fibras mais firmes e o outro mais suave. Escove a peça primeiro com o lado mais suave e depois usando o lado mais firme, mas sempre no sentido da fibra.
- Para manter o aspecto aveludado da camurça evite molhar o couro e não deixe a peça no sol, pois o couro pode deformar ou desbotar.
- No caso das jaquetas de couro, elas também não podem ser lavadas, mas podem ser limpas com um pano úmido e macio.
- Se a peça estiver muito suja, lave o pano úmido, torça bem e limpe o couro novamente. Você pode usar um pouco de água morna e sabão neutro no pano úmido, mas evite sempre o excesso de água.
- Pendure a peça para secar em local bem arejado. As jaquetas de couro podem ficar no sol, desde que não seja por muito tempo para não deformar nem desbotar a peça.
- Para hidratar o couro e recuperar o brilho, use um hidratante especial para couro ou um hidratante corporal sem corante ou perfume forte.
Seja qual for a sua peça favorita do inverno, tenha certeza de limpar e lavar o que for possível antes de guardá-las novamente para a próxima estação. Assim você evita mofo e garante que as traças não serão atraídas por possíveis odores e resíduos.
Guarde suas peças em local arejado e de preferência protegidas por um papel seda branco, para evitar manchas.

Texto escrito pela OMO

32 comentários:

  1. Por aqui é bastante comum o uso destas roupas, pois facilmente chegamos aos 7 graus e as vezes ate aos 2 e 3 graus, mas muitas vezes me esqueço que este venero de roupas tambem de se deve lavar. ja tomei nota da dica do couro, que não sabia. É sempre útil este teu blogue. Beijinho

    ResponderExcluir
  2. Que post útil, menina!!! Amei!!
    Eu sempre me enrolo um pouco com a lavagem de peças especiais e confesso que no incio do casamento estraguei algumas peças minhas e da Lara também, mas optei por lavar a mão e somente a peça em questão, quando tenho dúvida hehehehe
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Nossa, eu fui lendo o post e rindo, rindo muito da minha própria cara kkkk' Sério, eu tinha que ter lido isso há alguns dias atrás, eu fiz absolutamente tudo errado kkkkkkkkk' Eu perdi completamente um tênis de camurça que eu tinha porque eu lavei ele na máquina e ainda coloquei no sol, ou seja, o que você disse que não deveria ter feito. Lavei uma blusa de lã e acabei com ela também kk' Aqui em MG é extremamente quente, lavar peças de frio realmente não é meu forte kkk' Parabéns pelas dicas, e você escreve muito bem! Beijos <3

    ResponderExcluir
  4. Eu não sabia como lavar o couro!
    Obrigada pela dica flor! Já tomei nota.
    Por aqui, o verão está no auge e nem penso nas roupas de inverno kkk.
    Beijo *
    http://metamorfosedalagarta.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  5. Amei as dicas, muito úteis! Mas aqui, ainda está bem quentinho rsrs; Beijos

    ResponderExcluir
  6. Ótimas dicas, que com certeza irei aproveitá-las, gostei mesmo do seu post


    Bjks

    My
    http://entreelassempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Que dicas legais lindona ! Gostei muito das dicas , tem peças de roupas no inverno que não secam rápido e quando precisamos daquela roupa , ela está lá úmida e isso chateia muito !

    Beijoos !!

    http://oivaidosa2013.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Esse post salvou minha vida sabia rsrs eu estava com essa dúvida aqui, pq amanha vou colocar meus casacos para lavar, entre eles tem um de trico, não por na máquina, mas fiquei pensando como lavar sem deformá-lo, eu comprei uns dias e nem pensei como seria pra lavar kkkk valeu msm, salvou meu casaquinho *__* eu ia espremer ele >.< bjoks

    ResponderExcluir
  9. Ótimas dicas! Aqui sempre separo as roupas mais sensíveis pra lava na mão!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. ótimas dicas mas aqui em BH tá tão seco que seca mesmo assim fácil! rs bjo

    ResponderExcluir
  11. Muito bom ter dicas assim, no inverno tudo complica quando o assunto é lavagem de roupas rsrs

    ResponderExcluir
  12. Ótimas dicas.,porém aqui na Bahia não posso coloca las em prática. O nosso inverno não é tão frio.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Que ótimas dicas, adorei saber como hidratar o couro. Vou usar essa dica.
    Bjus
    Jaque
    www.quebreiaregra.com.br

    ResponderExcluir
  14. Nunca ouvi falar que existe hidratantes para couro O.o
    Que legal! Gostei tanto que até compartilhei. Valeu amiga! ;)
    Super beijo <3
    www.emnovoestilo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Hidratar o couro eu hidrato com um específico da Mr. Cat... é infalível..
    Amei as dicas... Pois sou altamente alérgica e apaixonada por roupas de inverno...
    As de lã.. são as que mais me dão trabalho.. rsrs

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Não sabia que hidratava rss
    Super dicas
    Bjus
    http://segredosdaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Ótimo post, eu não sabia como lavar jaqueta de couro e acabei perdendo uma nesse inverno. Deixei por muito tempo no sol e depois disso começo a aparecer rachaduras pela jaqueta e ela abriu um pouquinho.... ficou horrível.
    Agora eu já sei e nunca mais deixo no sol.

    www.beabadabeleza.com.br

    ResponderExcluir
  18. que dicas maravilhosas
    anotei varias aqui
    pra não esquecer
    muitas vezes nem leio as etiquetas
    amiga na correria de fazer logo as coisas muitas vezes esqueço

    Linda Noite!
    Beijinhos da Nanda
    Mamãe de Duas

    ResponderExcluir
  19. Menina nesse frio as roupas demoram a secar e tem que haver muito cuidado mesmo! Mil beijos!

    ResponderExcluir
  20. Dicas preciosas para as donas de casa, beijos.

    ResponderExcluir
  21. Amiga do céu
    Minha salvadora *-*
    rs
    Essas dicas maravilhosas suas me salvaram
    tinha tanta duvidas em relação a diversas roupas
    e não sabia o que fazer
    agora já sei
    obrigado por dividir essas dicas excelentes com nós!

    ResponderExcluir
  22. Adorei o post! Otimas dicas! ja anotei algumas que nao conhecia para coloca-las em pratica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Super dicas!
    Aqui uso aqueles saquinhos nas roupas delicadas, super utéis e práticos
    bjs

    ResponderExcluir
  24. Dicas super úteis em? Aqui o frio chegou e vou usar algumas dicas sua para lavar os casacos dos pequenos e cachecóis..
    bjs

    ResponderExcluir
  25. Ain amiga ..se tem coisa que detesto é lavar, secar e passar roupa .. quem faz é o maridão .. hehehehe ... adorei as dicas, vou salvar o post e passar pra ele ver ... rsrs ... valeu!

    Roberta Aquino
    Diário de uma Princesa

    ResponderExcluir
  26. Adorei a dica para peças de lã,sempre jogo na máquina e bato tudo,preguiça rs.
    Beijokas mega
    http://megapracima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Adorei as dicas. Obrigada por compartilhar =)

    beijos
    http://meus-sonhos-meus-pesadelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Dicas muito úteis, principalmente no inverno congelante do Sul! Beijos

    ResponderExcluir
  29. Mas que dá uma vontade de meter tudo na máquina e lavar, dá. Só que depois a peça sai toda esbagaçada... :/

    ResponderExcluir
  30. ótimas e preciosas dicas
    bjs
    tititi da dri

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com a sua visita e o seu comentário!!!
Volte sempre que desejar!!!
Beijocas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...