Ideias para reaproveitar sobras de vinho

Agora que o frio chegou, vira e mexe temos alguma sobrinha de vinho em casa, não é? Ao invés de descartar ou deixar a bebida se transformar em vinagre, você pode usar os restos de vinho para preparar alguns pratos diferenciados. Veja a seguir algumas combinações deliciosas que levam sobras de vinho tinto e vinho branco.

A festinha do fim de semana foi uma delícia e chegou a hora de colocar as coisas nos seus devidos lugares. Tudo bem,tirar mancha de vinho da toalhaé fácil. Mas, você sabe o que fazer com as sobras da bebida? Saiba que ao invés de apenas jogar fora, você pode reaproveitar restos de vinho para adicionar sabor e requinte ao seu jantar de meio de semana.

Por exemplo, você sabia que um pouco de vinho tinto pode acrescentar um ótimo sabor docee frutado aum molho ou sopa de tomate? E claro, para quem gosta de uma massa, o molho bolonhesa também é uma boa pedida para usar as sobras de vinho tinto do fim de semana.

Uma outra dica é usar a bebida para marinar carnes. A mesma regra da mesa vale para o marinado. Vinho tinto para carnes vermelhas e branco para peixes e aves. Porém, vocêpode usar o vinho tinto para marinar frango. Na hora de temperar,  recomenda-se por volta de meia garrafa da bebida para um quilo e meio de carne.

E por que não usar sobras de vinho tinto para preparar algumas sobremesas de dar água na boca? Com um pouco de vinho tinto, açúcar e canela, por exemplo, você pode preparar uma deliciosa sobremesa de maças assadas que tem tudo a ver com o inverno. Se quiser incrementar, coloque uma bola de sorvete de baunilha para contrastar sabores. Fica uma delícia!

Outras opções de sobremesa que também levam a bebida são sagu, mousse de vinho tinto e pera pochê, sendo que para esta última você pode usar tanto vinho tinto como branco.  E se você quiser mesmo impressionar, que tal um pudim de laranja com vinho do porto? Mais uma ideia de sobremesa irresistível!

E claro, é importante tomar alguns cuidados para conservar as sobras de vinho. Embora o gosto não seja o mesmo para beber, quando bem vedada, a bebida dura por até 2 dias depois de aberta. Apenas lembre-se de vedar a garrafa corretamente com a tampa de alumínio ou a rolha do próprio vinho.

Viu como é fácil reaproveitar sobras de vinho? Com essas dicas você não precisa mais ficar com peso na consciência de desperdiçar aquele resto de vinho que sobrou das festinhas ou jantarzinho com os amigos. Vale experimentar!

14 comentários:

  1. Carnes com vinho é tudo de bom! Não vale a pena desperdiçar já que podemos aproveitar essa delícia!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Conheço pessoas que aproveitam o vinho para "molhar" a massa de cupcakes para ficar aquela massa molhadinha. Mas não sou muito fã de vinho, acredita?
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Adoro vinho .. e adorei as idéias
    Bjs Mi Gobbato

    ResponderExcluir
  4. Muito legal . .sempre aprendendo com a Blogosfera e com as amigas .. não fazia ideia!

    Roberta Aquino
    Diário de uma Princesa

    ResponderExcluir
  5. que dicas legais, pena que não servem para mim , eu não bebo vinho nem nada alcoólico kkkk
    enfim, o mais bacana é não estragar, ainda mais com o preço do vinho né, bjoks Somando Conhecimento

    ResponderExcluir
  6. aPESAR DE QUE NUNCA DESPERDIÇO VINHO
    POIS SOU SUPER APAIXONADA
    MAIS QUE DICAS MARAVILHOSAS ;)

    ResponderExcluir
  7. Vinho aqui nunca sobra.rss.. mas foi muito boa as diacas.
    Obrigada
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Ótimas dicas.
    Adoro pratos com vinhos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. É verdade sempre sobra aquele fundinho de garrafa que acaba indo parar no lixo, gostei da dica de fazer a marinada com as maçãs, agora já tenho uma solução para os meus restinhos de vinhos, adorei :D

    www.feminices1000.com.br

    ResponderExcluir
  10. Hoje em dia nada se joga fora
    ótimas dicas
    Bjus
    https://www.facebook.com/tudodavida.com.br

    ResponderExcluir
  11. kk Eu não tomo vinho .. mas mousse de vinho deve ser uma deliciiiiiaaa :o
    eu amoo doces e esse doce deve ficar uma maravilhaaa, né?
    ameiii as dicas de aproveitas , Bjkss

    ResponderExcluir
  12. menina que dica maravilhosa amei
    saber

    *´¨)*Linda Noite!
    ¸.•*¸.• ?´¨).• ?¨) Beijokas da Nanda
    (¸.•´*(¸.•´*(.¸. •*
    Mamãe de Duas

    ResponderExcluir
  13. Já usei vinho em algumas preparações e realmente dar um gostinho todo especial.

    Beijos
    www.mariaulhoa.com

    ResponderExcluir
  14. Oi amiga, adorei as dicas, pena que eu não gosto de nada feito com vinho, meu marido já fez uma carne e eu odiei kkk a única coisa que gosto é sagu, por ser gaúcha, lá no sul se faz muito esse doce então acostumei.. Beeeeijos

    www.segredosdasamigas.com

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com a sua visita e o seu comentário!!!
Volte sempre que desejar!!!
Beijocas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...