Os maricofilhos e a Catapora! -


Eu já havia até desistido de fazer esse post, pois a recuperação do Davi foi rápida e ele se comportou super bem. Mas como a Cecília também se contaminou resolvi falar sobre isso, até pra deixar registrado e contar pra eles um dia, quando tiverem filhos, pois eu perguntei pra minha mãe e ela disse que não lembra se eu já tive (pode?!)

Vamos ao início da história (afinal já faz alguns dias que não conto minhas histórias detalhadas por aqui, preciso trabalhar menos e blogar mais!!!!!)

Tudo começou no dia 10/11, ou melhor um dia antes, ou melhor, dias antes!!!!

Era sábado de manhã, estávamos em Cachoeira do Sul, pois havíamos viajado especialmente para o aniversário de um aninho da Querida Ana Clara, (tô devendo esse post pra ela!)

Fomos passar a noite na casa da Ju e do Zé (dindos queridos) e ao amanhecer observamos que o Davi estava com uma pintinhas no pescoço, a principio pensei que fosse do calor, pois ele é "fofinho" e fica assadinho quando sua.

Mas ao trocar seu pijama observei que sua virilha estava cheia de bolhas!!!!!!! Catapora? Não!!! Ele nem teve febre!!!!!! Sim, e essas bolhas!!!!!

Pra não ficar no blábláblá, logo o papai levou o filhote pro plantão médico! Pimba!!!!! Catapora! Já voltou pra casa medicado.

De imediato lembrei da amiga Gi, quando relatou a sua experiencia com os filhotes, Cássio e Cecília, que também passaram por essa coceira toda!

1º Passo - CORTAR AS UNHAS BEM CURTINHAS e nada de SOL
2º Passo - Roupas leves e muita ducha! (banho)
3º Fazer tudo que lhe vier a mente pra distrair as mãozinhas coçadeiras!!!!!!!!

Com o Davi eu fiz um 4º Passo - ATERRORIZAR

Eu disse pra ele que se ele se coçasse iria ficar com um buracão enorme e ficaria muito feio e quando ele estivesse com vontade de coçar deveria me pedir uma "duxinha".

As vezes ele dizia: - "Mamãe elas tão me comendo!"

Deu super certo, ele foi um garoto pintadinho muito tranquilo, tomou a medicação, usou a pomadinha, tomou muito banho e se coçou muito pouco.

* No primeiro dia ele ficou febril algumas vezes, mas com o remedinho da febre, logo melhorou.
* A noite em que ele "sofreu" foi na 2ª noite, pois foi a única que ele se debateu e se coçou a noite toda! Foi tenso! Dava vontade de chorar junto com ele.

Durante todo esse processo ele fez várias perguntas: - O que era catapora? Porque elas coçavam? Quem "deu" a catapora pra ele? Quando eles iriam ir embora pra outra criança? ....

Na quarta-feira, quando já estávamos em casa, a Cecília teve febre super alta e acreditei que ela também ficaria toda pintadinha mas isso não aconteceu (não naquele dia).

Ao término dos seus 7 dias de medicação ele já estava com as pintinhas secas e com as casquinhas soltando. 
E só depois desse período voltou pra escola. A Cecília também ficou em casa.

Como nada mais além da febre tinha se manifestado, acreditei que minha pequena princesa não teria e contaminado. Estava enganada!!!!

Exatas duas semanas depois das bolinhas pintarem o corpo do maninho, elas resolveram pintar também o pequeno e indefeso corpinho da Ceci! (24/11/2012)

Essa tirei pra mostrar pra quem ainda não conhece, dá dó só de olhar!

Agora sim, as coisas complicaram. Pois a pequenina é geniosa e como eu iria lhe convencer a não se coçar? Nesse caso o 4º Passo não funcionou.

* Então estamos assim, ela toda pintadinha, com algumas "feridinhas" machucadas por causa da coceira,  ela também ficou febril em alguns momentos e ainda mais manheira do que de costume, também pudera, ninguém merece ficar se coçando!!!!
* A noite terrível dela foi a 3ª, se debateu a noite toda.
* Os locais onde mais apareceram as bolhas foram onde ficava mais abafado, nas costas onde estava a fralda e na cabeça por causa da cabeleira.

Procuro fazer diversas atividades pra distrair esses pintadinhos e manter sempre a calma, paciência e tranquilidade,  pois não é fácil pra mim aguentar o "tranco", imagina pra eles!

Eu recomendo que as mamães leiam esse site aqui, eu li e gostei muito das informações.

"A catapora é uma doença transmitida pelo ar e é altamente contagiosa antes mesmo de aparecerem as erupções, o que torna sua prevenção difícil. É possível pegar catapora de uma pessoa que está em outro corredor no supermercado e nem sabe que tem catapora!"

 brincar de manicure
- Levar na pediatra
- Medicamentos que ela usou: Alívium (para dor e febre), Polaramine (antialérgico), Piracalamina (equivalente a nossa Calamina), Pasta d'água, Pastilhas para dor e irritação de garganta, indicadas para crianças de 6 anos pra cima.
- Muito banho de chuveiro morno, porque a água "coça" com delicadeza. E banhos de banheira com Permanganato de Potássio, dissolvidas em água.
- PÓ PELOTENSE - A bula diz: Cicatrizante, antipruriginosos (anti-coceira) e anti-séptica. 
Sobre as Vacinas: 


Ela não está inclusa nas vacinas que o governo distribui. Ou seja, se você quiser, precisa pagar mais ou mensos 140 reais, em clínicas particulares, para ter mais essa proteção.
Está indicada para todas as crianças saudáveis entre 12 meses e 12 anos de idade, em dose única de 0,5 ml. 

Importante Saber: 

"O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, anunciaram parceria para transferência de tecnologia entre o laboratório público Bio-Manguinhos e o laboratório privado britânico GlaxoSmithKline (GSK). A parceria possibilitará a produção nacional da vacina tetra viral, que vai imunizar as crianças contra quatro doenças – caxumba, rubéola e sarampo, já inseridas na tríplice viral, ofertada no Sistema Único de Saúde desde 1992 -, e a varicela, mais conhecida como catapora.
A vacina será disponibilizada ao Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde a partir de agosto de 2013. Será aplicada em duas doses: a primeira, quando a criança tem 12 meses, e a segunda, aos quatro anos de idade.
“Com apenas uma picada o Brasil vai poder proteger suas crianças contra quatro tipos de doenças. Hoje, temos dados que mostram que quase 11 mil pessoas são internadas por ano pela varicela e temos mais de 160 óbitos. Além disso, tem uma economia no trabalho dos profissionais de saúde, pois usa-se apenas uma agulha, uma seringa, um único local de conservação”, declarou o ministro Alexandre Padilha."
Fonte: http://migre.me/aIMQH
* Não usem medicamentos sem a orientação médica!

Texto : Cléo Moretti

2 comentários:

  1. ai meu Deus, isso e horrivel eu tive com uns 10 anos e lembro coça demais!

    ResponderExcluir
  2. Ai Cléo q dó da Ceci... imagino o teu sofrimento em poder fazer pouco né?!
    Tadinho do Davi qd relata q elas estavam comendo ele, ai meu Deus!!

    Eu fiz a vacina no Joseph, paguei 150,00 no consultório da pediatra dele, acho q fiz bem, pois é mt sofrimento.

    bjss e forças amiga!
    http://cphilene.wordpress.com

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com a sua visita e o seu comentário!!!
Volte sempre que desejar!!!
Beijocas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...