Maneira certa de higienizar a boca do seu filho

Saiba como  limpar a boca do seu filho

Olá pessoal, tudo bem???
Hoje venho dividir com vocês a maneira certa de limpar a boca dos pequenos desde muito cedo, afinal a saúde bucal é fundamental.
“Já foi comprovado cientificamente que o bebê que faz o aleitamento exclusivo no peito da mãe não precisa fazer a higiene da gengiva porque o próprio leite tem anticorpos que ajudam na formação da saliva, e se bem equilibrada, previne problemas bucais no futuro”.
Para os pequenos que precisam de uma reposição do leite via mamadeira, aí sim, a higienização é recomendada. "Ela pode ser feita com uma fraldinha, uma dedeira de silicone ou uma gaze, sempre molhada com água morna”.
Muitas vezes as mães não sabem, mas bebês mesmo sem dentes podem ter gengivites”, acrescenta a especialista. 

como escovar os dentes das crianças

O primeiro dentinho:

 Está comprovado que a escova de dente é a única que consegue limpar toda a superfície do dente. “Por isso, ao sinal do primeiro dentinho, ela já pode ser inserida nos hábitos de higiene da criança. Recomenda-se nos primeiros dois, três dentes, sem pasta dental ou então pasta sem flúor. Depois, sim, pasta com flúor, numa quantidade de 0,3 gramas, quantidade equivalente a um grão de arroz”. Médicos  explicam ainda que as cerdas da escova devem ser bem macias, para não machucar a gengiva da criança.
como limpar a boca do bebê

Até os 4 anos:
A escovação feita de forma correta faz toda a diferença. Para o bebê de colo, a odontopediatra pede para que a criança fique na mesma posição do aleitamento. Para a criança um pouco maior, até os quatro anos de idade, a higienização pode ser feita com mãe e filho sentados no vaso sanitário. A criança de costas para ela, com a cabeça voltada para trás. “Na maioria das vezes as mães ficam preocupadas com o movimento correto que deve ser feito. O importante aqui é que a criança fique com a cabecinha sempre apoiada”. 

DOS 4 AOS 7 ANOS
Passada a fase da escovação feita exclusivamente por um adulto, a criança já pode experimentar alguns movimentos sozinhos. Usando sempre pasta com flúor, não esquecendo que ela é um medicamento e deve ser guardada em um local fora do alcance delas. “Até os seis, sete anos, é recomendado que pelo menos uma vez por dia o adulto escove os dentes da criança, por causa da coordenação delas que ainda não está totalmente pronta para limpar de forma eficiente todos os dentes. O fio dental, para essas idades, só com recomendação odontopediátrica”, recomenda Dra. Adriana Mazzoni.





2 comentários:

  1. Oi , passei por aqui para lhe servir um cafezinho especial.
    Olha o cafezinho!!!
    Saindo fresquinho!!!
    Ele é feito com água da fonte da vida, fervido com fogo do Espírito Santo, misturado com pó da felicidade e adoçado com a doçura do amor, preparado pelos anjos do céu, servido especialmente pra vc.
    Bju

    ResponderExcluir
  2. É muito importante a higiene desde bbzinho. Aqui sempre fazemos. Agora que tem dentes usamos uma dedeira e é uma festa!! Bjs. http://matheusmeucoracao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com a sua visita e o seu comentário!!!
Volte sempre que desejar!!!
Beijocas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...