Chupeta; dar ou não? Entenda mais sobre esse dilema!

Chupeta; dar ou não para o bebê?




Esse é outro assunto que quando viramos mãe mudamos de pensamento!!!
A chupeta tem por finalidade suprir necessidade de sucção. 
Geralmente os nenês que mamam de maneira certa no peito da mãe nos primeiros dias recusam a chupeta. 
No inicio da vida do nenê o uso de chupeta pode atrapalhar e o mesmo confundir os bicos e há muitas mães que relatam o desmame precoce.
Na medida em que o nenê cresce a chupeta pode ser confortável, utilizada nos intervalos das mamadas, quando estiver agitado, mas o ideal é usar o mínimo possível.
Alguns nenê gostam da chupeta pra dormir, não é indicado, pois o mesmo ficará acostumado e depois não vai querer dormir sem. 
O Conselhável é o uso durante o dia.

Elas podem ser de látex ou silicone (mais firmes e higiênicas e duram mais), são disponíveis em diversos tamanhos e deve-se fazer a escolha certa do tamanho que a criança  irá utilizar.
Os problemas decorrentes do uso estão mais relacionados ao tempo do que da utilização: a literatura médica relata deformidades crânio-faciais (mordida cruzada, por exemplo) causadas pelo uso de chupetas. 
Se a criança parar de utilizar a chupeta antes dos dois anos de vida, a probabilidade de alterações físicas será muito pequena. 
Crianças que continuam a fazer uso dela além dos quatro anos de idade estão mais propícias a desenvolver deformidades que necessitem de correções.
A utilização da chupeta requer alguns cuidados especiais, é necessário evitar, por exemplo, que ela seja separada em partes menores que pudessem causar sufocação da criança. 
É recomendável esterilizá-la em água fervente nos primeiros seis meses de vida do nenê. Após esse período, pode-se lavar a chupeta apenas com sabão e água. 
Em hipótese alguma pendure cordões ao redor do pescoço do bebê a fim de segurar a chupeta, estes cordões são causas potenciais de estrangulamento ou ferimentos cortantes em região cervical.

Eu sempre fui contra chupeta, eu mesma não usei, logo já tinha isto decido que para o meu filho não daria!!!
Pois bem, tudo mudou com o nascimento do Matheus. Ele só se acalmava chupando o dedo mindinho do papai. Eu comprei diversas chupetas (algumas caras) e nada. 
Recebi a indicação de minha prima, Sthefani que tem dois filhos, de um modelo (bem baratinho) que imita o bico do seio e este ele adorou. 
Ainda bem porque no dia seguinte o papai começava a trabalhar.
Eu não estimulo a usar, dou quando ele vai dormir e ele larga durante a noite, então acho que não vai ser muito apegado (espero)!!!


Texto: Roberta Soares




1 comentários:

Fico muito feliz com a sua visita e o seu comentário!!!
Volte sempre que desejar!!!
Beijocas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...